A UNIVERSALIZAÇÃO DO FUTEBOL

quarta-feira, 15 de julho de 2015

O futebol está se globalizando cada vez mais. Os horizontes estão se abrindo, e países considerados exóticos no ramo futebolístico ganham força a cada dia que passa.
Índia, China, Japão, EUA e o Oriente Médio são os lugares onde o futebol está se tornando comum, esporte mais jogado no Mundo.
Temos visto ultimamente, transferências que antes pareciam inacreditáveis, a exemplo da saída de Xavi do Barça, de Casillas do Real Madrid, Cech do Chelsea e Schweinsteiger do Bayern de Munique.
Grandes empresários injetam muito dinheiro nos clubes, que contratam bastante e acabam se tornando equipes populares. Esse investimento retorna com o marketing, através da venda de camisas e pré-temporadas realizadas fora do país de origem.
Apesar dessa universalização ter esses pontos positivos, há um negativo. O mercado está inflacionado, quase tudo está se tornando mais caro. Os preços dos ingressos não são acessíveis  à maioria das pessoas. Talvez isso deixe os estádios cheios de torcedores sem o perfil ideal para os jogos.

Os países citados anteriormente têm condições de sobreviver à esta inflação. Mas.. e o Brasil? Nossos clubes estão falidos, como superar este problema? O legado da Copa está aí, obras mal acabadas e os clubes devendo milhões. É um assunto a se pensar...


Leonardo Garcia Gimenez"




Nenhum comentário:

Postar um comentário