FALTA DE PROFISSIONALISMO DOS ATLETAS E DE ALGUNS ÁRBITROS NO BRASILEIRÃO 2015

terça-feira, 7 de julho de 2015
        A mais nova recomendação da CBF para o Campeonato Brasileiro deste ano é a aplicação de cartões amarelos ou vermelhos para qualquer tipo de reclamação, questionamento ou ofensa aos seus árbitros. Com 11 rodadas jogadas, os jogadores ainda não conseguiram se adaptar com esta mudança de comportamento.

        Os jogadores se mostram visivelmente irritados com o excesso de poder do árbitro, porém, esquecem que, no mesmo momento em que estão indo de forma agressiva ao encontro do árbitro, estão o acuando e o desmoralizando. A autoridade máxima dentro das quatro linhas é o árbitro, seguido de seus auxiliares e do quarto árbitro.

       O comportamento agressivo dos atletas os prejudicam, porque pode tirá-los de outras partidas, estando sujeitos a receberem um cartão amarelo ou vermelho, podendo muitas vezes, tomarem um gancho através de julgamentos no STJD. É preciso que os clubes exijam de seus jogadores e comissão técnica uma postura profissional, afinal, são muito bem pagos para exercer sua profissão na sua excelência.


        Contrapondo a esta nova postura dos árbitros, entendo que não faz bem para o futebol referendar a possibilidade de se aceitar o autoritarismo aliado a falta de tolerância. O capitão tem o direito de indagar, de forma pacífica, em alguma situação do jogo, entretanto, o árbitro precisa ser tolerante, distinguindo ofensa de questionamento.

Leonardo Garcia Gimenez"


Nenhum comentário:

Postar um comentário