CONFISSÕES DE UM LEICESTERIANO

segunda-feira, 2 de maio de 2016

       Querido futebol, sei que devia fazer uma homenagem à sua "ressurreição" na estrutura de uma carta ou de uma página de um diário, mas não achei justo escrever pouco em uma data tão importante como o 2 de Maio de 2016.

      Leicester, nós te amamos! Nós, você e o futebol nunca caminharemos sozinhos como bem diziam os Liverpool Express. Esta campanha marcada por muita simpatia, humildade e simplicidade emociona, hoje, o mundo inteiro. Sem se contentar com tanto, vira a maior conquista da história do futebol. Nem de perto Derby County(1972), Nottingham Forest(1978), Hellas Verona(1985), Blackburn(1995) e Kaiserslautern(1998) competem com o incrível Leicester campeão da temporada 2015-2016. Analisando as principais zebras campeãs de grandes campeonatos, o Leicester se destaca dos demais em três questões: foi campeão no formato dos pontos corridos; surpreende a liga mais importante do futebol contra os clubes mais ricos da Europa e, por último, é o primeiro candidato ao rebaixamento e quarta equipe menos valiosa da Premier League a erguer o troféu.

      Se engana quem pensa que acabou. O comandante é o experiente Ranieri. Treinador e base foram mantidas da campanha fugitiva do rebaixamento em 2014-2015. O italiano Claudio Ranieri já treinou clubes milionários como Atlético de Madrid, Chelsea(na era Abramovich!), Juventus, Inter de Milão, Roma, etc. E quis o destino que aos 64 anos, sendo 28 destinados à carreira, o tão criticado Ranieri conquistaria seu primeiro título de divisões principais com os Foxes.

      Assimilando as funções de cada jogador na equipe, a função tática e comportamental é essencial. Preparados psicologicamente para o pior, por que não surpreender? Esta é a pergunta que o Leicester City buscou responder complexamente. É quase impossível imaginar que o vice-artilheiro da BPL jogava na sétima divisão inglesa aos 23 anos, em 2010. Ex-presidiário, Vardy demonstra uma fantástica recuperação mental através do sorriso branco e estampado aos prantos. Quem imaginaria que o argelino Mahrez continuaria em grande fase após ser um dos destaques da valente Argélia na Copa do Mundo no Brasil? É imensurável descrever o futebol do francês Kanté, contratado junto a um clube da terceira e modesta divisão francesa. Seria injusto se não realçasse a ótima fase do volante Drinkwater. Filho de peixe, peixinho é?! Neste caso, Kasper Schmeichel herda a confiança do lendário arqueiro Peter Schmeichel, ex-goleiro do Manchester United e seleção dinamarquesa. Pegou até pensamento nesta temporada. Se uma das armas deste poderoso Leicester é o cumprimento tático, o japonês Okazaki comprova a boa fama do asiático.

        Um time que encanta a todos. Ser modinha em futebol não existe. A praticidade do bom futebol não tem época nem tempo. As surpresas devem sim serem admiradas e tomadas como exemplos. Com muita emoção e totalmente arrepiado, fico muito contente ao ver a vitória não só do futebol moderno, mas também do clube pequeno(sem dinheiro). A lição que temos para hoje é essa. Obrigado, Leicester City. Obrigado por me proporcionar tanta alegria e por estar vivo nesta data gloriosa. Sem dúvidas, isso vai virar filme. E merece. Contarei aos meus filhos e netos que vi Davi vencer Golias. Literalmente. 

Leonardo Garcia Gimenez"

                       

2 comentários: