ATÉ QUE ENFIM... A VELHA LIBERTADORES

sexta-feira, 22 de abril de 2016

       O glamour da Champions League ou as rivalidades da Libertadores? Para um bom latino-americano, esta pergunta é muito fácil. Nos últimos anos, o nível da Libertadores tem sido discutido e tachado como inferior em relação às décadas anteriores.Só que é na edição 2016 que a competição possui o maior número de campeões disputando. Alguns já caíram, como Olimpia, LDU, Palmeiras, Peñarol e San Lorenzo. Agora, na fase oitavas de final, nove dos 16 remanescentes já levantaram a tão sonhada taça.

      A Argentina, país com o maior número de títulos, chega com seus times de maior expressão: Boca, River, Racing, Rosario Central e o intruso Huracán. O Brasil, segundo país mais campeão da América, vem forte com o Galo, Corinthians, Grêmio e São Paulo. O tão catimbeiro Uruguai conta apenas com a força do tricampeão Nacional. O moderno e rico futebol mexicano volta a surpreender mais uma vez com Pumas e o bom Toluca. O pequeno Independiente Del Valle representa o Equador; o Cerro Porteño hasteia a bandeira paraguaia e o Deportivo Táchira é a zebra da fraca Venezuela.

   Nos últimos 4 anos, três campeões foram inéditos. Corinthians, Atlético-MG e San Lorenzo, respectivamente, ganharam mais respeito no continente com o tão sonhado título da Copa Santander Libertadores. Em 2015, o traiçoeiro River Plate conquistou seu tricampeonato em pleno Monumental de Nuñez e ampliou a supremacia argentina, vencedora de 24 finais em 33 disputadas; aproveitamento de 72,7%. Depois de três anos na espera, os brasileiros buscam tentam a décima oitava Copa e diminuir a vantagem para "los hermanos".

        Sem dúvidas, esta Libertadores é a mais forte e tradicional dos últimos tempos. Os estádios estão cada vez mais lotados, os clubes mais técnicos chegaram. Clubes que usam a força da altitude(a exemplo da LDU, The Strongest e Emelec) ficaram pelo caminho. Os melhores avançaram. Em meio a tanto equilíbrio, é difícil prever quem se sagrará o dono da América. Então, palpito para a sequência das quartas de finais.

Confrontos:

Atlético Nacional-COL x Huracán-ARG; palpite: Atlético Nacional
Rosario Central-ARG x Grêmio; palpite: Grêmio
Atlético-MG x Racing; palpite: Racing
Toluca-MEX x São Paulo; palpite: Toluca
Pumas-MEX x Deportivo Táchira-VEN; palpite: Pumas
River Plate x Independiente Del Valle-EQU; palpite: River Plate
Corinthians x Nacional-URU; palpite: Corinthians
Boca Juniors x Cerro Porteño-PAR; palpite: Boca Juniors

Leonardo Garcia Gimenez"

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário