UM HERÓI MUNDIAL CHAMADO VANDERLEI

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

      Há exatos 12 anos e dois dias, o mundo conhecia um personagem até então famoso só no Brasil: Vanderlei Cordeiro de Lima. O paranaense de Cruzeiro do Oeste, que por tantas vezes vestiu a camisa do Cruzeiro, representava sua pátria em uma longa e exaustiva maratona em uma Olimpíada. Grécia, 2004. Ali, se iniciava uma das mais fantásticas passagens de um exímio atleta.

      Vanderlei vencia a maratona até o quilômetro de número 36 quando um ex-padre irlandês de nome Cornelius Horan também resolveu fazer história. Avançou rumo à pista e segurou bravamente o brasileiro. Desesperado, Vanderlei contou com a ajuda do grego Polyvios Kossivas, mero espectador, para dar fim à corrida. Vanderlei Cordeiro de Lima foi ultrapassado por dois competidores e terminou em terceiro; conquistou um bronze que possivelmente valeria ouro. Já desgastado fisicamente, o brazuca teve que recuperar também seu emocional. Espelho de um povo tão sofrido e batalhador, ele nos honrou com muita garra.

      O mundo assistiu a prova. Portanto, o evento de maior cunho esportivo que existe permitiu a fama a Vanderlei. Se ele queria ser famoso? Ele já disse em entrevistas que sim, mas queria ser através da medalha de ouro. Indubitavelmente, Vanderlei está entre os 5 maiores desportistas do Brasil. Sua entrega incomum foi reconhecida pelo COI(Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin. É uma honraria-esportiva humanitária a atletas com casos tão bonitos como esse. No mundo, só foram entregues 17 até hoje. Assim, podemos ter noção do quão grandioso foi Vanderlei Cordeiro de Lima. Nada mais justo que ele ter acendido a pira olímpica nos Jogos Rio 2016.

     Vanderlei, obrigado por tudo! O Brasil precisa de mais atletas como você. Me faltam palavras para te descrever. De um brasileiro cheio de orgulho, Leonardo Garcia Gimenez.


Leonardo Garcia Gimenez"

Resultado de imagem para vanderlei cordeiro de lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário