O SALTO QUE RENDEU OURO

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

       22 anos de pura humildade. Natural do interior paulista, mais precisamente de Marília, Thiago Braz viu a fama surgir do horizonte após saltar incríveis seis metros e três centímetros. Pouquíssimas pessoas o conheciam, ao passo que o atletismo no Brasil, de forma geral, não é valorizado. Antes e depois das apresentações, se portou como um verdadeiro campeão e detentor de um fantástico espírito olímpico/esportivo.

       Thiago Braz, ainda criança, foi abandonado pela mãe. Sendo assim, tudo o que aprendeu é fruto da criação dos avós. De renda média para baixa, sempre procurou ao máximo crescer no esporte. Inusitadamente, Thiago gostava de jogar basquete. Aos poucos, com a influência do professor de Educação Física de sua escola, deixou as quadras para saltar. Seus resultados foram cada vez mais surpreendentes e o jovem prodígio começou a dar trabalho para os já experientes na categoria quando foi incluído no conglomerado de atletas do atletismo brasileiro.

      Uma curiosidade é que Thiago Braz tem uma vantagem em relação à maioria de seus companheiros de esporte no Brasil. Thiago Braz reside na Itália, em Formia. Desconhecido no Brasil, é reconhecido na Europa como um dos mais talentosos. É treinado por um dos maiores treinadores do mundo na modalidade: Vitaly Petrov. O ucraniano é treinador de nada mais nada menos que Yelena Isinbayeva, a russa multicampeã do salto com vara. Se não a conhece, é a atual recordista mundial da modalidade no feminino com 5,06m. Braz tem uma excelente estrutura à disposição para treinar e obter bons resultados.

      Em 2014, fruto de muita determinação no ofício, lesionou o punho esquerdo. Passou por procedimentos cirúrgicos e sua confiança voltou de forma lenta e gradual. Dois anos depois, enfim, o mundo conhece o recordista olímpico da prova. Deixou a prata para o falastrão francês Renaud Lavillenie, que o tinha como ídolo. Certamente, não o tem mais. Se sobressair fazendo parte de um projeto tão limitado e restrito como é o atletismo brasileiro, é de saudar de pé tão bom menino! Thiago, o Brasil se orgulha de você! Parabéns!


Leonardo Garcia Gimenez"

Nenhum comentário:

Postar um comentário