QUEM É O MELHOR TREINADOR DO BRASIL?

quarta-feira, 1 de junho de 2016

          Décadas após décadas surgem novos e bons treinadores, além dos já conhecidos de tempos anteriores. Tite, Cuca, Muricy, Marcelo Oliveira, Oswaldo de Oliveira, Levir Culpi e Vanderlei Luxemburgo são técnicos que estão sempre nas manchetes dos clubes em ocasiões de demissões(ser demitido no Brasil neste ramo é mais que recorrente). Porém, desses citados, Vanderlei e Oswaldo(Celso Roth também é um exemplo) não tem o mesmo status e preferência do torcedor como possuíam nos anos 90, 2000.

           Novos nomes surgiram, mas nem todos tiveram êxito. Andrade, ex-jogador e ex-técnico do Flamengo, foi campeão do Brasileiro em 2009 pelo clube do coração. E depois sumiu. Doriva, ex-volante do São Paulo, foi campeão paulista com o bom time do Ituano em 2014. Saiu do clube, passou por Atlético-PR, Vasco, São Paulo, Ponte Preta e agora já balança no cargo no tricolor baiano. Roger Machado, ex-jogador e desde 2015 treinador do Grêmio, é líder parcial do Brasileiro 2016 e foi terceiro colocado ano passado, pegando a barca no meio do ano com o Felipão demitido. Provou que é persistente e muito competente. A bola da vez se chama Fernando Diniz. Mineiro, natural de Patos de Minas, é treinador há sete anos e jamais treinou um clube grande. Foi vice-campeão paulista esse ano com o Audax e agora é treinador da junção Audax-Oeste. Recentemente, Deivid foi mandado embora do Cruzeiro e muito se falou na aposta de Fernando para o comando da Raposa. Não seria arriscado demais?
 A história mostra que sim; às vezes vale a pena.

             Tite, Cuca, Marcelo Oliveira e Levir Culpi estão sempre brigando no topo para levantarem canecos. Muricy é multicampeão, mas seu jejum de Brasileiro já dura 6 anos, quando foi campeão Brasileiro pelo Fluminense. Tite conquistou o Brasileiro em 2015, o Brasileiro em 2011 e o Mundial em 2012. Cuca, por sua vez, possui apenas um título expressivo: a Libertadores de 2013 vencida no Galo. Marcelo Oliveira é três vezes vice da Copa do Brasil e  tem dois Brasileiros no Cruzeiro. Levir Culpi é multicampeão como Muricy. Pouco tempo atrás, derrotou seu rival(comandado por Marcelo) na final da Copa do Brasil. Portanto, os quatro se mantém no mais alto nível possível há muito tempo. (Por mais cômico que seja, nenhum deles já treinou a Seleção Brasileira)


          Para mim, Tite é o melhor treinador do Brasil. O Corinthians foi "obrigado" a vender os melhores jogadores do plantel, e aos poucos, o Corinthians está lá em cima na tabela após quatro rodadas. Para ser ídolo nos rivais Gre-Nal(o maior clássico do Brasil), Tite não pode ser encarado somente como sortudo. É claro que a estrutura corintiana ajuda demais, entretanto o período em que ele passou na Europa para catapultar em seus projetos o fez melhorar. Competente ao extremo, o brasileiro reconhece o seu trabalho e o deseja na Seleção. E concordo. Dunga só treinou o Inter e nem assim foi bem. Mas para você, quem é o melhor treinador do Brasil?

Leonardo Garcia Gimenez"

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário