GUIADOS PELA DISPLICÊNCIA, HAITI VIVE "DIA DE BRASIL"

quinta-feira, 9 de junho de 2016

         Nesta quarta-feira, a Seleção Haitiana fez história duas vezes. Exemplificando, a primeira se deu ao receber a goleada de 7x1 diante do Brasil. A segunda, marcou pela primeira vez enfrentando os canarinhos. Quem assistiu ao jogo, é de se ressaltar tamanho respeito e importância do Brasil em relação ao pobre país da América do Norte.

        Em 2010, eles vivenciaram o episódio mais triste já registrado por aqui perto. O Haiti sofreu um terremoto de 7 pontos na Escala Richter, e recebeu muita ajuda dos brasileiros que foram enviados ao local. Mesmo assim, passando pela fase de reconstrução, seu povo não perde a esperança e acredita em dias melhores. Quem dera se todas as pessoas aceitassem os problemas desta maneira. O haitiano ensina que lutar é a forma mais sábia de se esmagar o passado. Pôde perceber quem passou ao menos um tempinho em frente à televisão no jogo de ontem. Para repassar uma mensagem positiva e emocionante, Luciano Huck foi o escolhido, pois esteve lá na semana passada e trouxe detalhes na TV aberta.

        8 de Junho de 2016. O dia em que o Brasil "devolveu" o 7x1. Contra a Alemanha? Não. Longe disso. Ficamos frente a frente com um país em que não encara o futebol, nem de longe, como prioridade. Vencemos, mas aprendemos que ficar de cara feia para com os nossos problemas não é e nunca será a solução. Displicente, a Seleção Brasileira fez força para não humilhá-los.


       Percebi algo novo no Brasil: agora renovada, multifacetada, o Brasil começa a jogar bola. Não falo por ontem, porque sua produção ainda é "precária", mas indícios são dados ao crescimento brasileiro. Não sei até onde a Seleção pode chegar, talvez seja campeão(acho difícil). O futebol é uma caixinha de surpresas. Estava com saudade de ver algo novo, como ontem. Futebol e união entre povos pode, sim, mudar uma parte do mundo. Um salve aos haitianos!

Leonardo Garcia Gimenez"

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário