CHEGOU A HORA DE ACABAR COM OS ESTADUAIS?

terça-feira, 22 de março de 2016

        É muito difícil achar uma solução para esta pergunta: chegou a hora de dar um basta nos Campeonatos Estaduais? Verdadeiramente, os clubes de maior expressão não se importam muito em ser campeão do estado. Além do mais, o que não falta aqui é competição. Primeira Liga, Brasileirão, Copa do Brasil. O nosso calendário é lotado, isso é inegável. Mas o que fazer?

       Acredito que os Estaduais poderiam ser enxutos. Em Estados como São Paulo, o campeonato é bem maior pela quantidade de participantes. Nas reuniões para formulação de regulamento, as ideias de dinamizar e deixar tudo mais rápido ainda não estiveram nos planos das Federações. Com a Copa da Primeira Liga, Cruzeiro e Atlético não tiveram "perna'' para suportar o alto nível em pleno início de temporada. Muita coisa falta ser pensada. Em contrapartida, existem clubes que só participam do Campeonato Estadual. Exemplo fácil disso é o Formiga Esporte Clube. A agremiação depende da renda dos jogos e das premiações nos Módulos II e III.

        O Brasil é exclusivo. É um dos únicos países do mundo em que clubes de mesma região medem forças. No Velho Mundo, no Continente asiático, africano e latino-americano(no geral) isto não existe. E para você, leitor, qual a sua opinião? Comente!


Leonardo Garcia Gimenez"

                        

3 comentários:

  1. TA NA HORA TA NA HORA...
    TA NA HORA DE ACABAR ...
    CHEGA DE PALHAÇADA ...
    O Q QUEREMOS É GANHAR!

    ResponderExcluir
  2. Impossível ACABAR. Não tem jeito. Além do que você mesmo já disse em relação aos times interioranos que dependem das arrecadações dos campeonatos menores, não acho que apenas as categorias de base dos grandes times sejam suficientes para fomentar a rotatividade de novos atletas. Competições menores é uma engrenagem importante que ajuda a manter o esporte num ciclo auto-sustentável. Os tidos "times grandes" são bem menos afetados pelo "excesso" de jogos do que os "times pequenos" (não no sentido pejorativo) seriam com a "falta" de jogos, uma vez que eles podem colocar um times reserva em campo sempre que quiser resguardar algum jogador titular para usá-lo em outra partida.

    ResponderExcluir