AS TORCIDAS DO BRASIL SÃO MAIS FANÁTICAS DO QUE AS EUROPEIAS?

terça-feira, 27 de outubro de 2015

            Será mesmo que as torcidas brasileiras são as que mais apoiam os seus times? Comprovando numericamente, não. Pelo terceiro ano seguido(2012-2014), a torcida aurinegra do Borussia Dortmund venceu todas as outras em média de público no mundo. O clube teve uma média de público de 80.297 torcedores, totalizando 100% da capacidade do estádio Signal Iduna Park. O que as pessoas mais pensam são: o clube é um dos melhores do mundo, chegou a final da Uefa Champions League em 2013, a Alemanha é uma das melhores Seleções que tem. Aí é que está: é só por isso?

            O Borussia Dortmund chegou a estar por muitas rodadas na zona que rebaixa as equipes da primeira para a segunda divisão do Campeonato Alemão(Bundesliga). Mesmo assim, a torcida apaixonada não deixou de comparecer, pelo contrário, continuou presente maciçamente e ajudou o time a se livrar no ano passado do lugar em que nunca se acostumou a estar. Comparando ao Brasil, o primeiro clube entre as 100 maiores médias de público foi o Cruzeiro em 70º lugar, e em seguida, o Santa Cruz, na 89º colocação.

               Precisamos aprender muito com os europeus quanto ao futebol. Estamos anos-luz atrás deles. Não digo somente pela menor presença nos estádios, mas também às questões comportamentais. O europeu vê o futebol como um espetáculo; como uma peça de teatro. Assiste sentado, respeita o lugar do outro, valoriza o que é de sua posse. Assim vejo como as coisas devem ser. Devemos crescer com o esporte. Penso, às vezes, que é por isso que o futebol brasileiro parou um pouco no tempo. A mentalidade atrapalha. Quem sabe um dia chegaremos ao mesmo nível, quem sabe...

Leonardo Garcia Gimenez’’


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário