NUNCA ESTEVE TÃO FÁCIL GANHAR UM BRASILEIRÃO

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

       Incompetência é a palavra-chave desse Brasileirão. Mesmo sem jogar bem há muitas rodadas, o Palmeiras não vê ninguém perto no retrovisor e tem 91% de chances de levantar, pela nona vez, o Campeonato Brasileiro. Flamengo e Atlético se alternaram na caça ao líder, mas fracassaram. A bola da vez é o Santos, rival que vem crescendo nessa reta final.

        Analisando as vagas pelo G-6, a sexta vaga está beliscando alguns times e os mesmos parecem não dar atenção. Atlético-PR, Ponte Preta, Chapecoense, Grêmio, Corinthians e Fluminense rondam a área a competição toda. Atualmente, Botafogo e Atlético-PR fecham junto com o G-4 os clubes que avançarão à Fase de Grupos da Libertadores e Pré-Libertadores.

       Na parte de baixo da tabela, os gigantes Cruzeiro, Internacional e São Paulo fazem campanhas pífias. Cruzeiro e São Paulo praticamente já selaram sua continuidade na Série A em 2017, mas matematicamente, não estão garantidos. O Internacional é o primeiro clube dentro da zona do descenso; que se caso sair, será o primeiro rebaixamento de sua rica história. Vitória, Coritiba e Sport também lutam pela sobrevivência. Resta apenas uma vaga. Figueirense, Santa Cruz e América estão praticamente rebaixados.

       De uma forma geral, o futebol brasileiro é pobre, tecnicamente. Niveladíssimo por baixo. Tomando como exemplo os campeões de edições anteriores do Brasileirão (Fluminense, Cruzeiro, Corinthians), 2016 terá seu campeão mais ineficiente e brilhante dos últimos tempos. Embora seja evidente que um dos melhores elencos do Brasil seja o palmeirense, na escalação dos titulares, não há um legítimo camisa 10 e um zagueiro a nível de Seleção Brasileira. O líder tem muitas peças interessantes, como Dudu, Mina, Gabriel Jesus e Tchê-Tchê, mas, perante tanta inconstância, poderíamos ver outro time tomando a ponta da tabela.

     Pensem em Robinho e Ricardo Oliveira. Ambos muito experientes, jogadores com passagens pela Seleção, mas que não estavam rendendo na Europa. De presente, receberam propostas para voltar. Resultado? Voltaram a jogar muito e os gols são a prova disso. O nosso futebol está lento, muito manjado, sem algo novo. A própria seleção pentacampeã do mundo era o espelho dessa situação. Eis que Tite surgiu para mudar a cara e a história dos recentes vexames brasileiros. Contudo, é só.

        A emoção trazida na bagunça desse campeonato se deve à irregularidade dos clubes. Talvez, seja culpa do calendário. Porém, o brasileiro está perdendo aos poucos a paixão pelo futebol; ainda mais com tanta sujeira e falcatrua nas diretorias dos clubes brasileiros. É melhor darmos um jeito porque senão ninguém vai querer assistir aos nossos jogos.

Leonardo Garcia Gimenez"

                                              Resultado de imagem para palmeiras x internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário