CRISTIANO RONALDO LEVA PORTUGAL AO CAMPEONATO INÉDITO

segunda-feira, 11 de julho de 2016


          Em caso de título português, que já não era muito esperado, esperava-se que as estrelas de Nani, Quaresma, Renato Sanches ou Cristiano Ronaldo brilhassem. Mas isto não aconteceu. Não mesmo! O principal jogador português saiu contundido antes mesmo dos dez minutos iniciais; entrou Quaresma, que pouco produziu. Nani não apareceu e o garoto que pertence ao Bayern também não. Favorita, a França teve dificuldades que nos remetem a lembrar do jogo contra a Irlanda, quando submetida à virada.

         A conquista portuguesa me relembrou o recente bicampeonato chileno. Ambos os países jamais haviam conquistado um título sequer. Para começar bem, surpreenderam e ergueram as taças de seus respectivos continentes. Antes da Eurocopa, as casas de apostas giravam em torno de Alemanha, Itália, Bélgica, França, Espanha e, talvez, Portugal e Inglaterra. Só por aí, o título é memorável.

        Portugal sentiu que poderia ir além das expectativas. Ultranacionalistas, os guerreiros portugueses cantavam incessantemente os versos do hino português que mais simbolizam essa vitória: Às armas, às armas/ Sobre a terra, sobre o mar/ Pela Pátria lutar /Contra os canhões marchar, marchar!

       O pequeno país europeu, colonizador de nosso grandioso Brasil, voltou a saborear o gosto da vitória desde os tempos da bravura e da expansão marítima. Guiados, desta vez, por Cristiano Ronaldo. Cristiano, o menino da Ilha da Madeira trouxe o caneco que Eusébio e Luís Figo não conseguiram.

      O choro estancado ao sair lesionado provou que Ronaldo usa e abusa do sobrenome tão consagrado nos gramados mundiais. Em 2004, teve o desprazer de perder uma Eurocopa em casa, diante dos gregos. Ronaldo veio para mudar a história de seu povo. Sua determinação, paixão e necessidade de quebrar recordes é de encher os olhos de qualquer torcedor. Cristiano, sou abençoado por Deus por ter a chance de te ver pisar nos mais variados lugares do mundo.

       O título veio dos pés de Éder, mas muito dessa campanha se deve a ti. O ano de 2016 será eternizado nos corações lusitanos. Celebrarão para sempre a vossa conquista. Dentre os grandes, o craque é o que se torna o maior, o imortal. Sem palavras, o choro é a melhor maneira de se explicar o tamanho de sua façanha. Portugal é o novo rei do Velho Mundo!

Leonardo Garcia Gimenez"

Nenhum comentário:

Postar um comentário