RETROSPECTIVA ESPORTIVA 2016

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O ano de 2016 começou a mil por hora e com aquela 'zebraça'. Enquanto Cruzeiro e Atlético se preparavam para fazer a final do Campeonato Mineiro mais uma vez, o América despachou a Raposa nas semis e com três gols de Danilo, agora reforço atleticano, o Coelho voltou a ser campeão de Minas Gerais sobre o Atlético após muito tempo.

O Brasileirão teve seu início e o Galo era um dos grandes favoritos ao título. Demonstrou quase o campeonato todo que era mesmo um time montado para ser campeão. Com o poderosíssimo ataque e a confiança lá no alto com o equatoriano Cazares, era quase obrigação levantar a taça. Aos poucos, o Palmeiras deixou tudo mais complicado. O bom elenco e a estrela de Gabriel Jesus fizeram com que o alviverde imponente sagrasse eneacampeão nacional. O Flamengo foi irregular no segundo turno e viu o Santos ultrapassá-lo. O colombiano Copete chegou muito bem do Atlético Nacional e formou uma ótima dupla com Ricardo Oliveira. O Atlético-PR foi à Pré-Libertadores pela força impressionante que tem jogando em casa. O último componente dos seis representantes é o Botafogo. Foi o azarão do campeonato. O clube havia acabado de retornar à elite do futebol brasileiro, portanto, contou com pouco investimento e foi colocado como candidato ao descenso. Fez um excepcional segundo turno com Jair Ventura e acabou muito bem. Cruzeiro e São Paulo decepcionaram o ano todo, fugiram do rebaixamento poucas rodadas do fim e evitaram o pior. Quem não evitou o pior foi o Internacional. Em 10 anos, o clube campeão mundial virou participante de Série B. O aspecto político influenciou bastante nas apresentações do time; vão ter de pagar o preço. Para piorar a situação colorada, o Grêmio venceu a Copa do Brasil e garantiu o passaporte para a Libertadores.

A Libertadores 2016 foi ruim para os brasileiros. Nenhum finalista. O Atlético Nacional sobrou na competição e venceu o desconhecido Independiente del Valle. Se existe justiça ou não no futebol, sei que ela foi feita. Os colombianos verdolagas foram brilhantes em todas as etapas antes de se tornarem bicampeões da América.

Este foi o ano da realização de um sonho antigo. Após sediarmos a Copa em 2014, fomos anfitriões das Olimpíadas de 2016. Começamos brilhantes ao mostrarmos, de fato, o que é o Brasil. País miscigenado, diversificado, rico culturalmente. A Abertura dos jogos ficou linda e o mundo aplaudiu de pé. Como somos mesmo brasileiros, a hospitalidade foi impecável. Recebemos pessoas do globo inteiro e demos conta do recado. Nada é perfeito. Ocorreram problemas de abastecimento com comida, água e serviços de hotel. Por aqui, nomes como Michael Phelps e Usain Bolt fizeram ainda mais história. A húngara Katinka Hosszu se cansou de bater recordes na natação e provou que é a maior promessa da natação mundial. Por falar em apostas, Simone Biles encantou o Brasil. Chegou a ser comparada com Nadia Comaneci. Não acho um absurdo. O basquete e atletismo brasileiros não foram bem. No mar, um show à parte. Ganhamos boas medalhas de bons atletas. Uma delas, veio da potência da família Grael. Enfim, a Rio 2016 deixou saudades para o brasileiro. Posso, sim, dizer que um pouco dos bilhões gastos valeram a pena. O Brasil teve a sua melhor participação de toda a história. Ficamos com um gostinho bom e a certeza de um trabalho bem feito. O Brasil precisava de uma reviravolta. Em meio a tantos desastres, entre eles a corrupção sem freio e sem limites, pudemos nos orgulhar ao menos por algumas semanas.

Terminamos o ano com uma tragédia que mexeu com o brio do ser humano. O mundo se comoveu com a ascendência sem precedentes da interiorana Chapecoense. Uma catástrofe dizimou sonhos, vidas, mas não apagou uma maravilha história. Resultados eram constantemente regados com muita determinação e foco. Seriedade na administração, a diretoria da Chape sempre foi um exemplo de transparência. A hashtag #ForçaChape foi bem além dos gramados. Como consequência do trabalho, a Chapecoense tornou-se campeã da Copa Sul-Americana e jogará a Libertadores no ano que vem. Terá de se reestruturar. O tempo é curto. Ajudas serão bem-vindas. O primeiro desejo de todos para 2017 é que o clube volte bem.

Que venha 2017!


Desejo um feliz Ano Novo e boas festas a vocês, meus leitores!! Ano que vem terá muito mais...


Leonardo Garcia Gimenez"



Créditos: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário